Navegue no mar de informações que há aqui e ajude a construir a sociedade do conhecimento.

5 de mai. de 2010

A Informática na Educação e os paradigmas emergentes

As tecnologias invadem o cotidiano e estão presentes não apenas em forma de suportes, mas em cultura, de fato, elas ampliam a visão de mundo, modificam as linguagens e propõem novos padrões éticos e novas maneiras de aprender e ensinar. Consequentemente, a escola, seus dirigentes e professores, devem discutir e compreender seus papéis nos processos de ensino e de aprendizagem.
Foi nessa perspectiva e com o titulo “ Os paradigmas que permeiam a formação de professores para os laboratórios de Informática das escolas municipais de Santarém” que a Sociológa e recente Especialista em Informática na Educação, Francenilda Castro, apresentou seu trabalho de conclusão do referido curso, no qual contextualiza o desenvolvimento da informática na educação do município de Santarém.
Este trabalho buscou apresentar, em linhas gerais, os resultados da pesquisa realizada em Santarém, sobre os paradigmas encontrados durante a formação dos professores para os Laboratórios de Informática das escolas municipais e sua influência em todo o processo educativo. O público alvo foi os professores que atuaram diretamente nos Laboratórios de Informática das Escolas Municipais no período do segundo semestre de 2008 ao primeiro semestre de 2009.
A pesquisa adotou os métodos qualitativo e quantitativo, utilizando-se dos seguintes instrumentos: análise de questionários aberto e fechado, observação participante e análise de conteúdo como forma de maior compreensão da problemática estudada. Durante a pesquisa observou-se que a partir de 2008 em Santarém o uso dos Softwares Livres na educação passa a ser apresentado como um dos novos paradigmas presentes na formação dos profissionais da educação lotados nos laboratórios de Informática das escolas municipais.
Sabe-se que as mudanças atuais transformam a sociedade e interferem diretamente na escola, criando novas necessidades. A escola, diante disso, precisa se preparar melhor para educar e deve começar pela formação dos profissionais que nela trabalham, pois ainda existem muitos paradigmas conservadores que permeiam o contexto escolar e somente através do conhecimento se pode começar o processo de mudança que continuará através da aprendizagem colaborativa para desenvolvimento intelectual dos profissionais que atuam na educação.
O surgimento da internet e outras tecnologias amplia o leque de possibilidades para a organização das aulas e construção de novos paradígmas, permiti a criação de ambientes mais dinâmicos de aprendizagens, inclui os currículos escolares, antes totalmente voltados aos conteúdos programáticos com a realidade do aluno fora da escola, e considera, portanto, a construção do conhecimento em todos os seus processos.
Os professores podem e devem se organizar de forma crítica, equilibrada e integrada, para dar novos rumos ao processo de ensinar e aprender, pois é dessa forma que estarão interagindo para também construírem a ressignificação do papel da escola diante das demandas da sociedade atual.
A intenção após a conclusão da pesquisa, é elaborar propostas ao poder público, de políticas que possam promover a quebra desses paradigmas reducionistas que ainda causam fragilidades ao sistema de ensino, uma vez que, um paradigma só é quebrado através da descoberta de outro e isto ocorre mediante o rompimento de barreiras e a ampliação do conhecimento.

Nenhum comentário: