Navegue no mar de informações que há aqui e ajude a construir a sociedade do conhecimento.

29 de set. de 2009

A utilização da TV e o vídeo em sala de aula


A aula com utilizaçào do vídeo sempre é muito bem aceita pelos alunos, eles chegam a ficar eufóricos quando anunciamos que durante a aula vamos utilizar vídeo.
Mas, para que seja realmente uma boa aula é necessário: escolher o vídeo a ser usado; verificar os objetivos da aula de acordo com o assunto a ser estudado. A duração do vídeo também precisa ser avaliada, não se pode usar um vídeo grande demais, de forma que este tome todo o tempo da aula, pois é sempre bom explorá-lo logo em seguida. Foi dessa forma que planejei a aula.
Lembrei ainda, que a TV e o vídeo, como diz Moran em seu texto, alimentam e atualizam o universo sensorial, afetivo e ético de crianças, jovens e de grande parte dos adultos, e isso é levado para sala de aula. Este é um item muito importante por isso é sempre bom analisar bem o que estamos usando durante as aulas.
Embora estejamos vivendo o apogeu do computador, temos que saber o valor da utilização da TV e vídeo como ferramenta em nossas aulas, para que possamos, primeiro aproveitar o que já temos e em seguida levar em consideração algumas vantagens, do tipo, a TV mexe com o emocional, com as fantasias, desejos, instintos, além de trazer a realidade para dentro da escola.
Texto produzido durante atividade do curso  Mídias na Educação

Nenhum comentário: