Navegue no mar de informações que há aqui e ajude a construir a sociedade do conhecimento.

27 de mai. de 2009

O Blog como recurso pedagógico

O blog é uma espécie de diário virtual público, onde as pessoas escrevem sobre si, sobre suas ideias, visões de mundo, que pode ser constantemente atualizando. É um recurso que permite o acesso de quem está em busca de informações e conhecimentos, para suas possíveis aplicações no contexto educacional.
Os objetivos do uso de blog na educação são diversos, cada professor pode explorá-lo de acordo com sua disciplina ou com seu contexto, neste caso vamos considerar que uso do blog ocorre devido a necessidade de compreender a importância da Internet e das novas tecnologias da informática como recurso que podem auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem, tornando mais interessante aos alunos pelo fato de interligá-los ao mundo e ao mesmo tempo permitir a interdisciplinariedade na escola.
É interessante que percebamos que a Internet esta promovendo mudanças sociais, econômicas e culturais. Estamos diante da Revolução Digital, revolução com tantos atributos que chega a ser comparada a Revolução Industrial. A Internet conecta pessoas e recursos educacionais proporcionando uma mudança significativa na Escola. O blog é uma ferramenta que nos demonstra uma intimidade, um certo poder de gerenciar nossas produções, mas não se pode deixar de perguntar : Por que bloggar como atividade de ensino e aprendizagem?


  • A Internet é uma ótima ferramenta para compartilhar conhecimento; 
  • Escrever sobre algo, implica em reflexão, crítica, etc.. e isto é fundamental no processo de aprendizagem;
  • Desenvolver a habilidade de gerenciar informação;
  • Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento;

  • Evitar o retrabalho docente. Uma vez publicado você só precisa aperfeiçoar!!!
  • Desenvolver o espírito de colaboração (aprender a conviver);
Podemos também verificar a opinião de alguns teóricos da educação sobre a seguinte pergunta: Por que usar as TICs em Educação?
Paulo Freire - Porque os homens aprendem em comunidade. Se as pessoas (de diferentes contextos culturais, visões de mundo e níveis cognitivos) estiverem conectadas, maiores as possibilidades de situações de aprendizagem;
Vygotsky - Porque é na interação entre aqueles que sabem mais com aqueles que ainda não conseguem fazer sozinhos que o pensamento se desenvolve. As TICs potencializam estas interações, criando novos espaços de aprendizagens.
George Siemens - Por que aprender é conectar ideias, competências, pessoas e recursos para a resolução de problemas. As TICs conectam pessoas e recursos educacionais proporcionando uma mudança no centro de gravidade da escola: De centro de ensino para centro de aprendizagem.
A escolha do Blog para análise ocorreu por considerarmos um recurso de muita importância para uso com alunos, entre professores, para divulgar trabalhos da escola, e também por possibilitar o trabalho de pesquisa e produção de conhecimentos, entre outra.


Nenhum comentário: